Uma história com mais de três décadas

A Baja Portalegre 500 foi a primeira competição todo-o-terreno organizada em Portugal, em abril de 1987, tendo como base a cidade de Portalegre.

Poucos anos antes, em 1982, tinham-se iniciado, ainda com uma dimensão reduzida, as primeiras atividades não competitivas entre José Megre e alguns amigos. Mas foram as suas participações no Paris-Dakar, entre 1982 e 1984, que serviram de inspiração para que se criasse uma prova em terras portalegrenses composta pelo mesmo nível de emoção, adrenalina e aventura. Segundo este mote, nasceu a Baja Portalegre 500.

José Megre, ao lado do seu amigo, sócio e navegador, Pedro Vilas Boas, contou com uma primeira edição cheia de sucesso: 130 carros e mais de 69 motos inscritas na primeira Baja, na altura intitulada Rali Maratona de Portalegre - Finicisa.

Baja Portalegre 500 - História

Baja Portalegre 500 - História

A prova era constituída por um circuito de 400 quilómetros, percorrido duas vezes sem quaisquer interrupções. Fortes chuvas e percursos lamacentos aumentaram o nível de dificuldade entre os pilotos e criaram consequentemente um ambiente que, anos mais tarde, seria visto como característico da prova. A segunda e terceira edição viram o número de inscritos a duplicar — o ano de 1989 contou com a participação recorde de 219 carros e 232 motos.

Atualmente, a Baja Portalegre 500 faz parte do calendário da Taça do Mundo de Bajas e conta, devido à sua reputação além-fronteiras, com participações de pilotos de renome internacional.

Baja Portalegre 500 - História

Baja Portalegre 500 - História

Baja Portalegre 500 - História

A prova, tal como a sua história, cresce um pouco todos os anos.
E merece sempre ser recordada.

                               Década de 2020

                               Década de 2010

       Década de 2000

scroll up